quarta-feira, 10 de junho de 2009

Secretaria Municipal da Mulher é implantada em Imperatriz

A Prefeitura Municipal está realizando capacitações nos bairros com o objetivo de conscientizar as lideranças femininas para a valorização dos direitos da mulher. Foram escolhidos locais que possuem organizações mobilizadas, como é o caso da Vila Fiquene. Ocorreram também reuniões com a secretária da saúde e ações para revitalização do Conselho Municipal de Saúde.

As atividades fazem parte das prioridades da Secretaria Municipal da Mulher. A criação de um órgão voltado para os direitos da mulher era uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de Imperatriz. A Secretaria da mulher foi instituída na gestão do prefeito Sebastião Madeira através da lei municipal de número mil duzentos e oitenta e quatro. Hoje conta com doze funcionários, dentre eles a Secretária Conceição Formiga, a Diretora Executiva, Rose Veras e a Assistente Social, Conceição Amorim.

De acordo com a secretária da Mulher, Conceição Formiga, o objetivo é fazer com que as mulheres tenham um órgão de defesa contra a violência. E apoio para conscientização de seus direitos e deveres como cidadãs.

A secretaria possui duas coordenações: uma que cuida da Rede de Atendimento à mulher, vítima de violência, e a outra de articulação de políticas públicas para a mulher. Dentro da Rede de Atendimento está a Casa Abrigo, um local sigiloso que acolhe à mulher vitimada de violência e ameaçada de morte. Já a Coordenação de Políticas Públicas trabalha em parceria com todas as outras secretarias do município, como a de Educação e Saúde.

Na busca por um melhor desempenho, a Secretaria da Mulher conta com vários parceiros: Ministério Público, Delegacia da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, programas da Secretaria de Desenvolvimento, Polícia Militar e Instituto Médico Legal. E também conta com apoio do SENAI, SEBRAE, Clube das Mães e Conselho Social da Criança e do Idoso.

Da redação, Nayane Cristina para o blog Rádio Repórter.

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute