sexta-feira, 19 de junho de 2009

Crise financeira eleva empréstimos consignados

Cresce o número de aposentados e pensionistas que recorrem a empréstimos em Imperatriz. Para Marly Cunha da Silva, gerente de um banco privado, o aumento da procura pelos empréstimos teve influência direta da crise financeira mundial.
Segundo Marly da Silva, noventa por cento dos empréstimos realizados são para aposentados e pensionistas. A busca por esse tipo de crédito é devido às facilidades oferecidas pelos bancos. Entre elas, as baixas taxas de juros e as condições de pagamento.
Os aposentados e pensionistas não necessitam de avalistas, consulta ao SPC ou Serasa.
A taxa de juros cobrada é cerca de dois por cento ao mês. Dependendo do valor solicitado, o desconto em folha pode chegar até trinta por cento do salário.
A concessão de empréstimos favorece a economia local. O dinheiro disponibilizado circula de forma interna, aquecendo o mercado imperatrizense.
O aposentado Raimundo Costa só conseguiu adquirir a casa própria através desse tipo de crédito. Segundo a economista, Francisca Adiragam Soares, o micro crédito é um instrumento de desenvolvimento econômico e social e sua importância para a geração de emprego e renda.
Francisca Soares ressalta que a facilitada em adquirir crédito tem contribuído de forma eficaz para a inclusão social. Apesar de não saber precisar o total de reclamações, Maria das Graças Rodrigues, responsável pela divisão de processos do Procon, garantiu que o número é alto.
Segundo a funcionária do Procon, a maior parte das ocorrências está ligada a cobranças indevidas. No salário do beneficiário é descontado parcelas de empréstimo não solicitado. Nesses casos, Maria Rodrigues aconselha a pessoa lesada a procurar o Procon para reclamar os seus direitos.

Diego Leonardo para o blog Rádio Repórter

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute