quarta-feira, 24 de junho de 2009

Redução do IPI favorece economia local

A queda do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, aquece a economia de Imperatriz. A redução é uma medida do Governo para amenizar os efeitos da crise mundial e incentivar o consumo.
O imposto sobre geladeiras era de quinze por cento e caiu para cinco por cento. No caso dos fogões, o IPI era de cinco por cento e passou para zero. Para máquinas de lavar, o imposto foi reduzido de vinte por cento para dez por cento e para tanquinhos, de dez por cento para zero. A medida, que venceria em março, foi prorrogada até 30 de junho.
Segundo Maciel da Silva Ribeiro, gerente de uma loja de eletrodomésticos da cidade, o aumento nas vendas nos últimos meses foi de cerca de 10%. Ribeiro ressaltou que a redução é sobre a linha branca, composta por fogão, refrigerador, central de ar, entre outros.
Com a redução do IPI os vendedores do setor de eletrodomésticos também foram beneficiados. Wellington da Silva é um exemplo, segundo ele sua renda aumentou cerca de cinco por cento após a medida do Governo.
Para Maria das Graças Ferreira, dona de casa, a redução veio em boa hora. Ela planejava comprar uma Televisão. Mas devido ao desconto, vai poder levar um ferro elétrico.
Para a economista Adiragam Francisca, a redução do imposto causa um impacto grande para os cofres públicos, muito dinheiro deixa de ser arrecadado, porém isso é compensado através da geração de emprego, já que o setor de eletrodomésticos de linha branca, no Brasil, gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos.
A perspectiva de Maciel da Silva é um aumento nas vendas ainda maior e que o Governo adote medidas como essas mais vezes.

Da redação, Wabner Figueiredo para o Rádio Repórter

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute