sábado, 13 de junho de 2009

Cresce a procura por cursos a distância em Imperatriz

Hoje a educação já não se limita somente à estrutura física de escolas e universidades. A procura por cursos a distância tem aumento em todo o país. Em Imperatriz não é diferente. Aqui já temos diversas modalidades de cursos a distância, desde a formação universitária aos preparatórios para concursos públicos.
Para a professora Margarida Machado, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação em Imperatriz, os cursos a distância são uma opção para o aluno que não pode freqüentar um curso presencial porque trabalha o dia todo ou por questões econômicas.
O tempo usado para acompanhar as aulas on-line, de acordo com Margarida Machado, deve ser estipulado pelo aluno. Ele pode consultar o áudio das aulas e debates para reforçar o estudo, já que ficam disponíveis na plataforma da instituição.
Mas o ensino a distância tem seus pontos negativos, afirma a professora, destacando a pouca interação professor-aluno. A coordenadora diz que às vezes o aluno tem dificuldade e nem sempre o retorno virtual é eficaz. Cada aluno tem um tutor a sua disposição e ferramentas como banco de dúvidas e fórum de discussões, que auxiliam nos estudos.
Acessar regulamente os conteúdos e discussões virtuais são tarefas importantes, confirma Aline Cruz, estudante da Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica da Universidade Gama Filho, uma das instituições que oferece cursos a distância em Imperatriz. A estudante comenta que costuma consultar os fóruns do curso e postar suas dúvidas. Aline Cruz afirma que os professores respondem às perguntas no prazo máximo de dois dias.
Outra modalidade de ensino a distancia presente na cidade são os preparatórios para concursos públicos. Um deles é o curso Damásio, inaugurado em fevereiro deste ano. As aulas são ministradas em estúdios na cidade de São Paulo e transmitidas via satélite para as cidades que possuem franquias do curso.
Segundo a secretária da franquia do Damásio em Imperatriz, Luciane de Sousa, as aulas tele-presenciais são bem aceitas pelos alunos. A secretária acredita que com o tempo os alunos se adaptam à ausência física de um professor na sala de aula. A falta dele acaba passando despercebida em razão dos diversos recursos disponíveis nos cursos on line.
Mas entre vantagens e desvantagens, tudo indica que a procura pela educação a distância aumentará cada vez mais em Imperatriz. A correria do dia-a-dia e os avanços tecnológicos vão colaborar bastante para o êxito do ensino e da aprendizagem no mundo virtual.


Da redação do Rádio Repórter, Príscila Gama.

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute