segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projeto Cinema no Teatro valoriza debate sobre o cinema em Imperatriz

Toda segunda-feira, às sete da noite, o Teatro Ferreira Gullar realiza uma programação diferente. É o projeto Cinema no Teatro, que há dois anos contribui para o aumento no número de expectadores do cinema brasileiro em Imperatriz.
Mesmo o teatro existindo há aproximadamente vinte anos, só em 2001 surgiram as primeiras exibições cinematográficas, que dividiram espaço com as apresentações musicais e espetáculos teatrais. A ideia de exibir filmes no teatro partiu de apreciadores do cinema. Os poucos adeptos dessas exibições viam uma oportunidade de reunir pessoas interessadas em assistir e discutir cinema na cidade.
Em 2007, uma iniciativa do Ministério da Cultura, abriu um edital para instalar cem salas de cinema no país. O objetivo é recuperar o acervo dos filmes brasileiros e tornar acessível à comunidade.
A Associação Artística de Imperatriz - Assarti, viu no projeto Cinema no Teatro uma oportunidade de legalizar as exibições de filmes realizadas desde 2001. Imperatriz é a única cidade do Maranhão a ter o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura.
A Programadora Brasil é responsável pela distribuição dos curtas e longas metragens exibidos no teatro. A escolha dos filmes é feita por meio de um catálogo distribuído pela Programadora. Os doze títulos escolhidos pela direção da Assarti são exibidos em seis sessões.
Em média cem pessoas assistem aos filmes exibidos no teatro. Três funcionários são responsáveis pela apresentação das produções, o custo dessas exibições é baixo, o que permite a entrada gratuita. Os títulos que participam do projeto não estão em circuito comercial, o que não prejudica o funcionamento do único cinema de Imperatriz, o Cine Blue.
O cinema no teatro estimulou um grupo de pessoas a produzirem curtas e a partir daí criarem o Núcleo Imperatrizense de Cinema Experimental-Nice. O Núcleo possibilita as discussões sobre cinema em Imperatriz, assim como as produções de vídeos na cidade, que são divulgados em universidades e em festivais de cinema pelo Maranhão. Para Nice Rejane, coordenadora do Núcleo, o projeto colabora para despertar o interesse da comunidade pelo cinema.
E para que gosta de cinema, as sessões do projeto Teatro no Cinema acontecem às segundas,a partir das sete da noite.

Da redação do Rádio Repórter, William Castro

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute