terça-feira, 26 de maio de 2009

Centro de Artesanato de Imperatriz divulga cultural local

O Centro de Artesanato de Imperatriz foi inaugurado em setembro de 2008 através de uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Governo Federal. O objetivo é organizar um local onde os artesãos tivessem a liberdade para apresentar suas obras à comunidade.
Os trabalhos eram expostos em feiras, praças e eventos da região antes desse espaço ser criado. A luta pela valorização e reconhecimento da arte durou cerca de seis anos. Durante o período de conquista, os artesãos se organizaram em grupos. Hoje esses grupos são representados pela Associação dos Artesãos de Imperatriz-Assari e Asociação dos Artesãos da Região Tocantina e Imperatriz-Adarti. A identificação dos artistas locais pela comunidade ainda era difícil, mesmo com as associações formadas, por isso a criação de um espaço físico passou a ser prioridade nos interesses do grupo.
Com oito meses de funcionamento, o Centro de Artesato possui peças em materiais diversos, como jatobá, biscuit e obras em bambu, além artigos para decoração, como velas e sabonetes, quadros, pinturas em tecido, renda e outros.
Diversas exposições já foram realizadas no Centro de Artesanato, a mais recente aconteceu nos dias oito e nove deste mês. As peças expostas foram produzidas em papel marchê pelos artistas Tom Neves e Didi, da Fundação Cultural de Imperatriz.
Para a artesã Maria Pereira, o Centro é uma oportunidade de divulgar a arte produzida na cidade. Desde a fundação, turistas e moradores podem contar com um espaço destinado à cultura local. O Centro de Artesanato funciona de segunda a sexta-feira, das oito as dezoito, e aos sábados das oito às catorze horas.

2 comentários:

Ted Machado disse...

Cursos via Internet
O SEBRAE possui cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.
O SEBRAE conceitua competência como "a faculdade de mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".
Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.
Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!
Análise e Planejamento Financeiro
Aprender a Empreender
Como Vender Mais e Melhor
D´Olho na Qualidade
Iniciando um Pequeno Grande Negócio
BR artesanato.com

ᘛ¹ Géssica Allves' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Rádio Repórter © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute